A Educação qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática.

Paulo Freire

terça-feira, 29 de maio de 2012

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA


PROJETO DE LEITURA E ESCRITA.


Autora: Prof.ª Lúcia


Público alvo: Alunos do 2º ano A da     Escola  Vereador Odércio Nunes de Matos


Duração: 5 aulas.


 Objetivo (s)
* Conhecer, utilizar e valorizar os modos de manifestações e circulação da leitura da escrita na sociedade, compreender textos, ampliar as referencias culturais do aluno.
 * Desenvolver fluência em leitura;
* Proporcionar situações de leitura compartilhada;
 * Possibilitar e incentivar a leitura e escrita de diferentes gêneros
O que vamos fazer?

Justificativa
O Projeto tem intenção da pesquisa, pois consideramos que a leitura é importante tanto para a memória quanto para vida, pois visa o desenvolvimento das capacidades intelectuais e sociais, possibilitando ao cidadão a integração com o meio em que vive à sociedade. Considerando que a mesma é fundamental para o desenvolvimento a ampliação de informações, conhecimento, cultura e prazer. Bem como, elemento de combate, alienação e submissão humana. Considerando que a leitura é muito mais do que um instrumento escolar, o projeto tem como finalidade desenvolver o hábito de leitura, favorecendo uma linguagem letrada, possibilitando o uso da escrita e da leitura no cotidiano da criança. Partindo-se da hipótese que somente se escreve sobre aquilo que se tem conhecimento, este projeto propõe aos alunos que reconheça a multiplicidade de gêneros discursivos. Reconheça que a prática de leitura é fundamental para o desenvolvimento da escrita, conheça a estrutura dos diferentes tipos de textos – especialmente, os argumentativos – e seja capaz de ampliar as estruturas de seu repertório lingüístico na produção de textos em diferentes gêneros discursivos. Diante de tudo isso é que justifico esse Projeto.

Conteúdos
Língua portuguesa: leitura da Historia Maria vai com as outras diferentes tipas de gêneros textuais Quais Conceitos?
 (por ex: Língua portuguesa: diferentes tipo de gêneros textuais) 


Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para que os alunos, nessa aula, possam vivenciar estratégias de contação de história buscando auxiliar o processo de leitura e de escrita, espera-se que tenham algumas habilidades básicas de leitura e de escrita, fator que não é obrigatório; exponham suas idéias com coerência, clareza e objetividade;

Desenvolvimento da aula:


Fazer leitura do livro.

A partir da leitura trabalhar o conhecimento prévio do aluno com questões envolvendo a historia.Ex.
* O que significa “MARIA VAI COM AS OUTRAS”? Deixar que cada um de sua resposta sobre o que pensam.
*Mostrar a imagem e pedir para que os alunos digam qual das ovelhas é a Maria?
*Porque o POLO SUL é representado por um pinguim?
*Como se chama o animal que atravessa o deserto?
*O que é insolação?
*Você gosta de jiló?  Se não por quê? *Onde fica o corcovado?
*Por que a historia recebeu esse nome?  Você concorda com esse nome ?
*Agora você já sabe o que é Maria Vai com as Outras. Alguma vez você teve que fazer alguma coisa só para agradar alguém?Como você se sentiu?    
*Como foi que a Maria deixou de fazer o que as amigas dela queria que ela fizesse?
.
.

*Reescrever a história  da maneira que você entendeu.


*Criar uma noticia falando da insolação que Maria teve.



*Criar um classificado onde procura –se remédio para curar a  gripe que Maria pegou no pólo sul.

Produzir frases com rimas e ilustração.


Avaliação e Resultados esperados
A avaliação será feita durante toda a atividade, observando o interesse do grupo e o individual. As respostas dos alunos no caderno também poderão perceber o que cada aluno aprendeu sobre o suporte textual e principalmente, poderá observar ao longo dos próximos momentos, se a turma demonstrará maior interesse pela leitura de dos diversos gêneros, trabalhado. Se os alunos demonstram interesse em executar a atividade proposta 

Nenhum comentário:

Postar um comentário