A Educação qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática.

Paulo Freire

terça-feira, 29 de maio de 2012

Projeto: contos de fadas

  

Justificativa:
A história dos contos de fadas é uma importante fonte de exploração quando utilizada de forma a sensibilizar a percepção e o senso crítico dos pequenos leitores ao observar seu trabalho e o trabalho dos outros.
É o meio no qual o aluno faz uma viagem ao mundo do sonhos e do imaginário, onde se pode ter todos os desejos realizados, portanto, desenvolveremos na sala de aula um projeto de leituras dando assim a oportunidade de sonhar, viajar e se apaixonar pela arte de construir e ler fabulosos textos, podendo formar assim, futuros escritores.
O Projeto foi sugestão da professora para os alunos e houve grande entusiasmo por parte deles, pois é algo que já está no nosso dia-a-dia da sala de aula e por ser um conteúdo que se pode trabalhar a interdisciplinaridade e a criatividade do aluno aproveitando o mundo de sonhos que cada um tem dentro de si.

Objetivos:
  • Recuperar as histórias da primeira infância;
  • Preparar a criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa;
  • Trabalhar com a narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço a ser utilizado pelas crianças, ampliando os vários sentidos da narrativa;
  • Garantir ainda uma relação mais afetiva entre professores e alunos e facilitar uma melhor integração no ambiente escolar;
  • Refletir sobre os princípios éticos, morais e culturais apresentados, interligando-os com a realidade atual, desenvolvendo a habilidade da argumentação;
  • Produzir textos diversos coletivamente (narrativos, descritivos, bilhete, listas etc);
  • Explorar a linguagem oral e escrita.

Conteúdos:
Português
v    Leitura de diversos contos de fadas pelo professor
v    Apresentação partes do livro: capa, material, título, editora, ilustrações.
v    Interpretação oral: os alunos contam a história, identifica os personagens, o tempo, o espaço que acontece a história.
v    Apresentação de diferentes versões da história de diversos autores fazendo a comparação.
v     Avanço nas hipóteses de escrita mediante situações desafiantes com atividades orais e/ou escritas tais como:
·        Escrita de palavras com letras móveis
·        Caça-personagens
·        Cruzadinha
·        Receita
·        Reescrita coletiva do texto
·        Bilhetes
·        Atividades de recontos
·        Conhecimento do alfabeto, associando as letras ao valor sonoro (para os não alfabéticos);
·        Produção de textos de memória e pequenos resumos (para os alfabéticos).
Matemática:

·        Números e numerais;
·        Situações-problemas e desafios;
·        Cálculos.

História e Geografia:
·        Valores éticos, morais e culturais abordados nos contos de fadas.
·        Entendimento das relações parentais dentro de sua família;
·        Registro de opinião e critica pessoal.
Ciências e Saúde
·        Construção da imagem corporal e percepção das potencialidades individuais;
·        Os animais (presentes nos contos)
Artes:
v    Ilustração dos contos
v    Dramatização, teatro
v    Músicas;
v    Pinturas.
Educação Física:
·        Jogos e brincadeiras: (exemplo: Enquanto seu lobo não vem)

Culminância do projeto:
Noite de autógrafos com o lançamento do livro com coletânea de todos os contos produzidos pelos alunos e apresentação  de uma peça teatral com um dos contos de fadas e os pais dos alunos serão convidados.

Avaliação:
A avaliação acontecerá no processo e no final das atividades valorizando a participação efetiva dos alunos em todas as etapas do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário