Projeto: contos de fadas
Justificativa:
A história dos contos de fadas é uma importante fonte de exploração quando utilizada de forma a sensibilizar a percepção e o senso crítico dos pequenos leitores ao observar seu trabalho e o trabalho dos outros.
É o meio no qual o aluno faz uma viagem ao mundo do sonhos e do imaginário, onde se pode ter todos os desejos realizados, portanto, desenvolveremos na sala de aula um projeto de leituras dando assim a oportunidade de sonhar, viajar e se apaixonar pela arte de construir e ler fabulosos textos, podendo formar assim, futuros escritores.
O Projeto foi sugestão da professora para os alunos e houve grande entusiasmo por parte deles, pois é algo que já está no nosso dia-a-dia da sala de aula e por ser um conteúdo que se pode trabalhar a interdisciplinaridade e a criatividade do aluno aproveitando o mundo de sonhos que cada um tem dentro de si.
Objetivos:
- Recuperar as histórias da primeira infância;
- Preparar a criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa;
- Trabalhar com a narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço a ser utilizado pelas crianças, ampliando os vários sentidos da narrativa;
- Garantir ainda uma relação mais afetiva entre professores e alunos e facilitar uma melhor integração no ambiente escolar;
- Refletir sobre os princípios éticos, morais e culturais apresentados, interligando-os com a realidade atual, desenvolvendo a habilidade da argumentação;
- Produzir textos diversos coletivamente (narrativos, descritivos, bilhete, listas etc);
- Explorar a linguagem oral e escrita.
Conteúdos:
Português
v Leitura de diversos contos de fadas pelo professor
v Apresentação partes do livro: capa, material, título, editora, ilustrações.
v Interpretação oral: os alunos contam a história, identifica os personagens, o tempo, o espaço que acontece a história.
v Apresentação de diferentes versões da história de diversos autores fazendo a comparação.
v Avanço nas hipóteses de escrita mediante situações desafiantes com atividades orais e/ou escritas tais como:
· Escrita de palavras com letras móveis
· Caça-personagens
· Cruzadinha
· Receita
· Reescrita coletiva do texto
· Bilhetes
· Atividades de recontos
· Conhecimento do alfabeto, associando as letras ao valor sonoro (para os não alfabéticos);
· Produção de textos de memória e pequenos resumos (para os alfabéticos).
Matemática:
· Números e numerais;
· Situações-problemas e desafios;
· Cálculos.
História e Geografia:
· Valores éticos, morais e culturais abordados nos contos de fadas.
· Entendimento das relações parentais dentro de sua família;
· Registro de opinião e critica pessoal.
Ciências e Saúde
· Construção da imagem corporal e percepção das potencialidades individuais;
· Os animais (presentes nos contos)
Artes:
v Ilustração dos contos
v Dramatização, teatro
v Músicas;
v Pinturas.
Educação Física:
· Jogos e brincadeiras: (exemplo: Enquanto seu lobo não vem)
Culminância do projeto:
Noite de autógrafos com o lançamento do livro com coletânea de todos os contos produzidos pelos alunos e apresentação de uma peça teatral com um dos contos de fadas e os pais dos alunos serão convidados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário