Atividade de Planejamento
Objetivos específicos:
*Organize os alunos em roda e leia o livro "
Pulga Filomena" de Neuza Lozano Peres - *Ilustrações: Ana Terra. Editora Nova
América.
*Antes da leitura, faça uma "puxada de
atenção", perguntando:
*O que a ilustração da capa sugere?
*Qual deve ser o assunto do livro?
*Produzir textos orais e
escritos;
*Reconhecer o que é uma
sílaba através de atividades lúdicas;
*Construir a compreensão
existente entre a fala e a escrita;
*Ler e ouvir uma
história.
*Trabalhar
com listas de palavras que começa mesmo
som.
*trabalhar oralidade
*ilustração do texto
*Brincar com as silabas através de jogos com alfabeto
movel
DESNVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES.
1- 1º PASSO;
CONHECIMENTO
PRÉVIO;
- Após leitura do livro
- Trabalhar com os alunos o conhecimento de cada
um.
- Qual a opinião de cada aluno sobre a história?
- Por que Filomena falava "outros nomes"
diferentes do seu?
- Havia algo em comum entre os nomes ditos por
ela?
Texto informativo sobre a pulga.
INFORMAÇÕES
IMPORTANTES:
A pulga é
um tipo de inseto extremamente
ágil, podendo pular, aproximadamente, 30 cm de altura
É uma
espécie de inseto, embora não possuam asas
As pulgas
são parasitas, pois vivem do sangue de
mamíferos e aves
Podem
transmitir doenças como, por exemplo, o tifo (febre tifóide) e a peste bubônica
(também conhecida como peste negra na Idade Média)
A fêmea
costuma depositar os ovos em vãos e pequenos buracos da casa.
Existem
mais de duas mil espécies de pulgas conhecidas e catalogadas por cientistas
O tempo de
vida de uma pulga pode chegar a 4 meses
Os cães e
gatos são os hospedeiros preferidos das pulgas
CARACTERÍSTICAS
PRINCIPAIS:
Comprimento:
de 0,2 a
0,4 cm
Cor: castanho claro ou escuro
Habitat: praticamente todas as regiões do mundo
Gestação: a fêmea pode botar até 20 ovos num único dia, por 21 dias consecutivos.
Cor: castanho claro ou escuro
Habitat: praticamente todas as regiões do mundo
Gestação: a fêmea pode botar até 20 ovos num único dia, por 21 dias consecutivos.
* Produção de texto com histórias lida
* atividade de interpretação da historia
* brincando com as sílabas, através dos nomes
dos alunos da sala.
*Trabalhando com as consoantes e as vogais.
* Trabalhar ordem alfabética das palavras ( lista com
nome de animais)
*Pintar os abjetos que tenha o som da letra P
*Trabalhar espaçamento reescrevendo a frase
*pintar as palavras que rimam com a primeira
*Completar as palavras com F o V
*Pintar as silabas indicadas
* Trabalhar cruzadinha com nome de insetos
* Trabalhar os
insetos que são importante para nós e os
parasitas,que transmitem doenças.
*Trabalhar com jogos do alfabeto ( formar grupos, e dar uma palavra para que um
representante do grupo forme a palavra quem formar primeiro ganha o jogo)
* Com o alfabeto montar uma palavra e encontrar a
palavra escondida ex: carrapato vira
,PATO ,CARRO,
*-Caça palavra com nome dos insetos
*Formar frases com os nomes dos insetos.
*Ler e desenhar o que este escrito
*Primeira letra e quantidade de silabas.
Boa tarde...MUITO FELIZ AQUI POR SABER QUE A MINHA PULGUINHA ESTÁ 'PULANDO' POR ESSE MUNDÃO E ALEGRANDO OS LEITORES...É ISSO MESMO ...VAMOS TRAZER CONHECIMENTOS ATRAVÉS DE FORMAS LÚDICAS E PRAZEROSAS...E NADA MELHOR DO QUE APROVEITAR UM TEXTO QUE AGRADE A TODOS...PULINHOS DE ALEGRIA...MIL BEIJINHOS...NEUSINHA
ResponderExcluir