A Educação qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática.

Paulo Freire

domingo, 12 de maio de 2013

Pacto Nacional Alfabetização na Idade Certa.


A Prefeitura de Naviraí através da Gerência de Educação realizou na noite desta quinta-feira (04), o lançamento do “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. O programa tem como público alvo os professores da rede municipal de educação.
O lançamento contou com a participação do Prefeito Léo Matos (PV), o vice Jair Alves, o Gerente de educação Ciro José Toaldo, a Coordenadora Estadual da Formação Continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Regina Aparecida Marques de Souza e a Coordenadora do Pacto nacional no Município Daniela Santelli.
Para o prefeito Léo Matos, assumir esse compromisso com a alfabetização das crianças na idade certa representa uma resposta do poder público aos desafios da educação e a necessidade de avançarmos sempre mais na formação do cidadão. “Quero deixar minha marca na educação de Naviraí. Estarei sempre à disposição do professor Ciro no que for necessário. Lutarei com todas as forças para que possamos tirar o salário dos professores do índice de responsabilidade fiscal e assim poderemos valorizar nossos professores como eles merecem”, concluiu Léo.
O PACTO
Em Naviraí o público alvo deste programa será constituído de cinquenta e nove professores alfabetizadores, três professoras formadoras, abrangendo 512 alunos do 1º ano, 645 alunos do 2º ano e 566 alunos do 3º ano, perfazendo um total de 1722 alunos a serem atendidos.
Segundo o MEC (Ministério da Educação) o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal entre a federação, o Distrito Federal, os estados e municípios, para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Isto significa que, aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário